Câmara anula passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro após perda de mandato

Câmara anula passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro após perda de mandato

Decisão seguiu o regimento interno; ex-deputado afirma que medida busca dificultar sua permanência no exterior e levanta suspeita sobre atuação do STF

A Câmara dos Deputados anulou o passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro (PL) um dia após a perda de seu mandato parlamentar. A decisão, tomada na última sexta-feira (19), seguiu o regulamento interno da Casa, que prevê a invalidação do documento em casos de perda de mandato.

A perda do mandato parlamentar de Eduardo Bolsonaro foi declarada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na quinta-feira (18), juntamente com o mandato de Alexandre Ramagem (PL-RJ). No caso do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, a decisão foi baseada no excesso de faltas, conforme previsto no artigo 55, inciso III, e § 3º, da Constituição Federal.

Em resposta à situação, Eduardo Bolsonaro manifestou-se nas redes sociais, sugerindo que a medida teria como objetivo dificultar sua permanência no exterior. “No dia seguinte à cassação de meu mandato veio a notícia do cancelamento de meu passaporte. Não se engane, desde sempre a intenção é me bloquear no exterior”, escreveu.

O ex-deputado também levantou suspeitas sobre um possível envolvimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na decisão. “Assim, é muito provável que de fato Moraes tenha dado uma ordem secreta para impedir que eu faça meu passaporte comum”, publicou na plataforma X, antigo Twitter.

A medida administrativa da Câmara incluiu ainda a solicitação de devolução dos passaportes, seguindo os procedimentos padrão estabelecidos pelo regulamento interno da Casa para casos de perda de mandato parlamentar.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS