BR-381 precisa de R$ 650 milhões para duplicação

BR-381 precisa de R$ 650 milhões para duplicação

Movimento Pró-Vidas BR-381 solicita apoio dos deputados mineiros para garantir recursos federais para obras entre Belo Horizonte e Caeté

O Movimento Pró-Vidas BR-381 iniciou uma campanha crucial para garantir recursos necessários à duplicação da rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte”. Na última sexta-feira (5), o grupo enviou um comunicado aos 53 deputados federais de Minas Gerais solicitando apoio para assegurar R$ 650 milhões no orçamento federal.

A preocupação surge devido ao atual orçamento em discussão no Congresso Nacional apresentar apenas R$ 96 milhões destinados às obras na BR-381 via Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), valor considerado insuficiente para o projeto.

Articulações e Apoios

* O coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, reuniu-se em outubro com o líder da bancada mineira na Câmara, deputado Igor Timo (PSD), buscando R$ 200 milhões via emendas parlamentares
* O movimento conta com apoio de diversas prefeituras, incluindo Governador Valadares, João Monlevade, Itabira, Rio Piracicaba, Timóteo e São Gonçalo do Rio Abaixo
* Importantes entidades também integram a iniciativa, como a Fetcemg, Ardoce, Setcemg, Sindicato Metabase de Itabira, Crea e a regional Rio Doce da Fiemg

A BR-381 foi concedida à iniciativa privada em agosto de 2024, após três anos de leilões sem sucesso, com a gestora de investimentos 4UM vencendo o pregão. O trecho entre Belo Horizonte e Caeté, aproximadamente 31 quilômetros, foi excluído da concessão devido a complexidades geológicas e sociais.

O Ministério dos Transportes justificou a exclusão deste trecho devido aos riscos geológicos do terreno acidentado e à necessidade de remoção de milhares de famílias que vivem às margens da estrada. Estes fatores foram considerados como potenciais obstáculos para o interesse de empresas privadas.

Atualmente, as obras de duplicação nos lotes 8A (entre Caeté e Ravena) e 8B (entre Ravena e Belo Horizonte) ainda não foram iniciadas, principalmente devido aos desafios relacionados à realocação das famílias que residem às margens da rodovia na capital mineira.

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