A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favorável ao pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para realização de uma cirurgia durante o período natalino. O parecer, formalizado nesta quarta-feira (23), recebeu também a autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou informações adicionais sobre a equipe médica responsável pelo procedimento.
O ex-presidente, que se encontra detido desde 22 de novembro e foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, necessita realizar uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral na região da virilha. A condição médica apresenta sintomas como inchaço, dores e desconfortos, especialmente durante movimentação, sendo a intervenção cirúrgica a única forma de tratamento.
De acordo com o cronograma apresentado pela defesa de Bolsonaro:
* A internação está prevista para o dia 24 de dezembro
* O procedimento cirúrgico será realizado no dia 25 de dezembro
* O hospital escolhido é o DF Star, localizado na Asa Sul, em Brasília
* Durante todo o processo, o ex-presidente será escoltado pela Polícia Federal
A autorização concedida pelo ministro Alexandre de Moraes estabelece condições específicas para o deslocamento e permanência do ex-presidente no hospital, mantendo as medidas de segurança necessárias durante todo o período do procedimento médico.