O ex-presidente Jair Bolsonaro precisou passar por uma nova intervenção cirúrgica nesta terça-feira (30) após voltar a apresentar soluços, conforme informou sua esposa Michelle Bolsonaro. O procedimento adicional foi necessário após o retorno dos sintomas, mesmo após duas cirurgias anteriores realizadas para tratar desta condição.
O quadro clínico de Bolsonaro evoluiu da seguinte forma:
* Na quarta-feira (24), foi internado inicialmente para tratamento de uma hérnia, com autorização do ministro Alexandre de Moraes do STF, devido ao seu atual cumprimento de pena na Superintendência da PF.
* Na quinta-feira (25), dia do Natal, passou pela primeira cirurgia para tratar a hérnia inicial.
* No sábado (27), realizou o primeiro procedimento de bloqueio do nervo frênico direito, com duração entre 45 minutos e 1 hora.
* Na segunda-feira, foi submetido a uma intervenção para bloqueio do nervo frênico esquerdo, com duração semelhante.
* Na terça-feira (30), após apresentar novamente soluços por volta das 10h, foi encaminhado para um reforço no bloqueio do nervo frênico.
De acordo com a equipe médica, Bolsonaro sofre de “soluços persistentes”, uma condição extremamente rara. Além disso, apresenta apneia do sono severa, registrando até 50 ocorrências por hora durante a noite, o que agrava seu quadro de hipertensão.
Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, informou através das redes sociais que houve uma melhora na flora digestiva do pai, mas que seus níveis de ferro no sangue continuam sendo monitorados devido à sua ineficiência.
A expectativa é que Bolsonaro permaneça sob cuidados médicos pelo menos até quinta-feira (1º). Ele segue internado no hospital DF Star, em Brasília, onde tem utilizado um equipamento Cpap para tratar sua apneia severa.