Apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em Confins teve alerta de SP e apoio de cão farejador

Apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em Confins teve alerta de SP e apoio de cão farejador

Operação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal interceptou, no Aeroporto Internacional de Confins, droga que seria enviada para a Europa

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB) resultou na maior apreensão de cocaína já registrada em terminal de cargas aéreo no Brasil. A ação ocorreu no Aeroporto Internacional de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foram interceptados aproximadamente 1,3 tonelada da droga.

A operação foi viabilizada graças à eficiente troca de informações entre as equipes do Aeroporto de Guarulhos e o trabalho integrado das autoridades em Confins. A droga, que estava acondicionada em blocos prensados, tinha como destino final a Europa, com escala em Lisboa e destino final em Madri.

“O volume apreendido foi o maior volume de cocaína apreendido nesse modal aéreo de carga no Brasil. Minas bateu o recorde. Esse volume chega a ser maior do que o volume de apreensão em vários países do mundo, né? Foi realmente muito significativa essa apreensão de ontem aqui pra gente”, destacou a superintendente adjunta da Receita Federal em Minas Gerais, Viviane Lopes Franciscani.

Como aconteceu a operação:

* As equipes de combate ao tráfico nos aeroportos utilizam sistemas avançados de gestão de risco para monitoramento constante de cargas e bagagens
* O sistema analisa diversos parâmetros, incluindo origem, destino e padrões de comportamento das remessas
* A partir de um alerta emitido pela equipe de Guarulhos, as autoridades em Confins iniciaram as buscas utilizando scanners e cães farejadores
* Após a localização da substância, a Polícia Federal foi acionada para realizar a apreensão e dar início às investigações

A BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, emitiu nota ressaltando que a segurança é um valor inegociável e destacou a importância da integração contínua com os órgãos de segurança, incluindo PF, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Anvisa e Vigiagro.

Até o momento, nenhuma prisão foi realizada, mas as investigações continuam em andamento. A apreensão evidencia a importância do trabalho conjunto entre as autoridades no combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS