O almirante americano responsável por uma operação militar no Caribe reuniu-se a portas fechadas com parlamentares dos Estados Unidos para esclarecer detalhes sobre ataques realizados contra supostos traficantes venezuelanos. A reunião ocorreu em resposta a uma reportagem do jornal “The Washington Post” que revelou a execução de dois bombardeios na região, sendo o segundo direcionado a sobreviventes que estavam à deriva.
Durante o encontro realizado nesta quinta-feira (4), o almirante apresentou aos congressistas o vídeo do segundo ataque. Membros do partido Democrata presentes na sessão classificaram as imagens como perturbadoras. Um ponto crucial da reunião foi o desmentido do alto oficial em relação à alegação, também publicada pelo “Washington Post”, de que o secretário de Guerra teria ordenado a eliminação de todos os ocupantes da embarcação.
O caso ganhou notoriedade após a divulgação pelo jornal americano de que teriam ocorrido dois ataques distintos na mesma operação. O primeiro bombardeio foi seguido por um segundo ataque, que teria sido direcionado especificamente contra sobreviventes que se encontravam à deriva no mar do Caribe.