A Havaianas, tradicional marca brasileira de chinelos, enfrenta uma polêmica que resultou em impacto negativo nas ações da Alpargatas, sua empresa controladora. O valor das ações sofreu uma queda significativa após um chamado a boicote nas redes sociais.
A controvérsia teve início após a veiculação de uma propaganda estrelada pela atriz Fernanda Torres, onde ela sugere que as pessoas não comecem o ano “com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”. A mensagem foi interpretada por alguns como uma provocação política.
* As ações ALPA4, da Alpargatas, registraram queda de 3,16% na segunda-feira (22), com o valor de negociação chegando a R$ 11,35.
* O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo no domingo (21) convocando um boicote à marca, criticando especificamente a escolha da atriz e a mensagem do comercial.
* Em seu pronunciamento, Eduardo Bolsonaro declarou: “Eles escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda […] E ainda fala para não começar o ano com o pé direito. Isso não foi por acaso, me desculpa”.
* O político finalizou seu vídeo afirmando “Então o pé direito e esquerdo estão no lixo”, demonstrando o descarte de dois chinelos.