O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou sua ida à Turquia nesta quarta-feira (19) com o objetivo de retomar as negociações com a Rússia sobre um possível fim do conflito na Ucrânia. A visita marca uma tentativa importante de reestabelecer o diálogo entre os países, que não se reúnem desde julho.
“Estamos nos preparando para revitalizar as negociações e desenvolvemos soluções que proporemos aos nossos parceiros. Fazer todo o possível para aproximar o fim da guerra é a principal prioridade da Ucrânia”, declarou Zelensky nesta terça-feira (18).
O encontro contará com a presença do enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que participará das conversações com Zelensky, conforme informado por uma fonte turca. Até o momento, não há confirmação sobre a presença de representantes russos no encontro.
Vale ressaltar que a última rodada de negociações entre os países ocorreu em Istambul, em julho, resultando na troca de milhares de prisioneiros de guerra e restos mortais de soldados. No entanto, não houve acordo sobre um cessar-fogo naquela ocasião.