Vacinação infantil em BH segue abaixo da meta

Vacinação infantil em BH segue abaixo da meta

Apenas três das 19 doses do calendário infantil atingiram a cobertura esperada em BH. Médicos e autoridades alertam sobre a importância da imunização

A vacinação infantil em Belo Horizonte continua apresentando índices preocupantes, mesmo após os avanços obtidos durante a pandemia da Covid-19. Das 19 doses disponibilizadas gratuitamente para crianças de até 1 ano, apenas três atingiram a meta de cobertura estabelecida para 2025, gerando preocupação entre profissionais de saúde e autoridades.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de 95% de cobertura vacinal foi alcançada somente para:
* BCG (contra tuberculose)
* Primeira dose da vacina meningocócica (contra meningite)
* Primeira dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)

As menores coberturas vacinais registradas são:
* Vacina contra Covid-19
* Vacina contra gripe
* Vacina pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e outras infecções bacterianas)

Jandira Lemos, assessora da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da PBH, destaca: “Todas as vacinas têm sua importância. Nós temos vacinas e elas são de excelente qualidade para proteger toda a nossa população contra doenças que podem ser terríveis”.

Entre os fatores que contribuem para a baixa adesão à vacinação estão a disseminação de fake news e o fato de que muitos pais, já vacinados na infância, não tiveram contato com doenças já erradicadas. “Muitos não tem visto doenças como poliomelite e sarampo”, explica Jandira.

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas iniciativas para aumentar a cobertura vacinal. Durante uma recente campanha de multivacinação, foram aplicadas 90 mil doses em crianças e adolescentes de até 15 anos. Segundo Thaysa Drummond, subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da capital, “Tivemos uma boa procura pelo imunizante que protege contra a varicela, com cerca de 9 mil doses aplicadas, e contra a meningite e a pólio, com cerca de 8 mil doses aplicadas de cada”.

A vacinação está disponível nos 153 centros de saúde da cidade, com exceção das doses contra Covid-19 e BCG, que são oferecidas em locais específicos. Para a imunização, é necessário que os responsáveis acompanhem os menores e apresentem a caderneta de vacinação, documento com foto e CPF.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS