Rússia conquista quase 500 km² na Ucrânia em outubro

Rússia conquista quase 500 km² na Ucrânia em outubro

Forças russas conquistaram 461 quilômetros quadrados de território ucraniano, com foco na região de Donetsk, segundo análise do Instituto para o Estudo da Guerra

O exército russo demonstrou progressos significativos em território ucraniano durante outubro, com foco especial na região oriental de Donetsk, conforme revelou análise baseada em dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), instituição sediada nos Estados Unidos.

A intensificação dos conflitos na região marca um dos períodos mais críticos dos quase quatro anos de guerra, com a Ucrânia enfrentando dificuldades para manter o controle da estratégica cidade de Pokrovsk.

Pontos principais do avanço russo:

* Em outubro, as forças russas conquistaram 461 quilômetros quadrados de território ucraniano, mantendo um ritmo consistente com a média mensal de 2023, embora inferior ao pico de 634 quilômetros quadrados registrado em julho

* A Rússia atualmente controla 81% da região de Donetsk, território que Moscou alega ter anexado e pelo qual mantém intensos combates

* Na região de Dnipropetrovsk, a oeste de Donetsk, as forças russas tomaram 150 km² durante o mês, área que não faz parte das cinco regiões que Moscou afirma ter anexado

A cidade de Pokrovsk, importante centro logístico, permanece sob intensa pressão russa há mais de um ano. A 7ª Brigada de Assalto Aéreo da Ucrânia informou que “a operação para liberar Pokrovsk dos ocupantes continua em andamento”, com Kiev enviando forças especiais durante o fim de semana.

Moscou estabeleceu condições para negociações de paz, exigindo a retirada das tropas ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, proposta que Kiev classificou como inaceitável.

Atualmente, a Rússia controla ou alega controlar 19,2% do território ucraniano, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014, e partes de Donetsk e Luhansk, que foram tomadas por separatistas pró-Moscou antes da invasão em larga escala iniciada em fevereiro de 2022.

Vale ressaltar que no auge da invasão, em março de 2022, a Rússia chegou a controlar 27,7% da Ucrânia, mas posteriormente Kiev conseguiu recuperar extensas áreas no leste e sul do país.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS