Robinho tem pena reduzida por estudos e leitura na prisão

Robinho tem pena reduzida por estudos e leitura na prisão

Ex-jogador conseguiu abatimento de 69 dias em sua sentença após realizar cursos e leituras na Penitenciária de Tremembé, onde cumpre pena de 9 anos

A Justiça de São Paulo reduziu a pena do ex-jogador Robinho, atualmente detido na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado (P2) em Tremembé, após considerar suas atividades educacionais e literárias na prisão. A decisão, publicada no final de outubro, resultou em um abatimento total de 69 dias em sua sentença.

O ex-atleta, que cumpre pena de 9 anos por estupro coletivo ocorrido na Itália em 2013, conseguiu a redução através de:

* Realização de 464 horas de estudos do Ensino Médio e participação em 11 cursos diferentes dentro da unidade prisional, resultando em 49 dias de redução

* Leitura e análise de cinco livros durante seu período de encarceramento, garantindo mais 20 dias de abatimento em sua pena

A decisão teve aprovação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e está em conformidade com a Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a redução de pena através de atividades educacionais e leitura.

Robinho está preso desde 22 de março de 2024, dividindo uma cela de 2 x 4 metros com outro detento no pavilhão 1, área destinada a presos de casos de grande repercussão. Em recente manifestação através de vídeo divulgado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, o ex-jogador negou receber qualquer tipo de privilégio na prisão, afirmando: “Todos são tratados da mesma forma, não sou tratado de forma diferente porque fui jogador de futebol”.

A previsão é que Robinho permaneça em regime fechado até 2027, quando poderá progredir para o regime semiaberto, após cumprir 40% da pena conforme estabelecido pela Lei de Execuções Penais para casos de crimes hediondos com réu primário.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS