A região do Barreiro, em Belo Horizonte, registrou um volume significativo de chuvas nos últimos três dias. Segundo a Defesa Civil de BH, foram contabilizados 50,4 milímetros (mm) até às 3h30 desta segunda-feira, o que representa 21,4% do total esperado para todo o mês de novembro.
O órgão municipal informou que a média climatológica para novembro é de 236 mm, mais que o dobro do esperado para outubro (110,1 mm), período em que se inicia a temporada chuvosa na capital mineira.
Outras regiões da capital também registraram volumes consideráveis de precipitação:
* A região Oeste acumulou 43,4 mm de chuva
* A Centro-Sul registrou 42,2 mm
* A região Noroeste contabilizou 41,2 mm
* A região Leste somou 40,4 mm
O acumulado de chuvas dos últimos dias colocou cinco regiões sob risco geológico. As regionais Nordeste e Leste estão em risco forte, enquanto Pampulha, Venda Nova e Norte apresentam risco moderado, com alertas válidos até esta segunda-feira.
A Defesa Civil emitiu recomendações importantes para a população, orientando atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos. Em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte terá céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura máxima prevista de 26°C. Para outras regiões do estado, a previsão indica:
* Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva no Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes
* Céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Noroeste, Central, Zona da Mata e Metropolitana
* Demais regiões com céu parcialmente nublado e temperatura máxima podendo atingir 37°C