Poços de Caldas está investigando um caso suspeito de morte por intoxicação por metanol após um homem de 52 anos falecer na Santa Casa da cidade. O paciente foi internado em estado gravíssimo após consumir conhaque, vindo a óbito na madrugada de quinta-feira (13).
O caso apresenta características típicas de intoxicação por metanol, com a vítima apresentando perda da visão e insuficiência respiratória antes do falecimento. O paciente foi inicialmente atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e posteriormente transferido para a Santa Casa já intubado, onde não resistiu.
Para investigação do caso, foram coletadas amostras de sangue para exames e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Esta pode ser a primeira morte confirmada por metanol em Poços de Caldas, que já havia registrado um caso suspeito em outubro, quando um homem de 25 anos procurou atendimento com sintomas similares, mas foi posteriormente descartado.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até 5 de novembro, o Brasil registrou:
* 60 casos confirmados de intoxicação por metanol
* 47 casos em investigação
* 15 mortes confirmadas, sendo 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco
* 8 óbitos em investigação, distribuídos entre SP (3), PE (3), MS (1) e CE (1)
São Paulo lidera as notificações com 47 casos confirmados e 6 em investigação. Outros estados com casos confirmados incluem Paraná (6), Pernambuco (5), Mato Grosso (1) e Rio Grande do Sul (1). Até o momento, Minas Gerais não possui nenhum caso confirmado oficialmente.