O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), deflagrou nesta terça-feira (18) a operação “Todas Por Uma” em Uberaba. A ação visa desarticular um esquema de fraude em processo licitatório relacionado ao transporte escolar rural no município.
A operação mobilizou cerca de 40 policiais, além de delegados e promotores de Justiça, que cumpriram mandados de busca e sequestro de bens que totalizam R$ 12 milhões. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e outras evidências que serão submetidas a análise detalhada.
A ação contou com o apoio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Minas Gerais e São Paulo, do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP), além das Polícias Militar, Civil e Penal de Minas Gerais e da Polícia Civil paulista.
A Controladoria-Geral do Município de Uberaba teve participação fundamental nas investigações, fornecendo dados técnicos e documentos essenciais para o esclarecimento dos fatos. A apuração está sendo realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, e até o momento, segundo o Ministério Público, não há indícios de participação ilícita de servidores públicos municipais no esquema investigado.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e frustração do caráter competitivo de licitação. O MPMG informou que mais detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa no auditório da instituição em Uberaba.