Moraes vota pela rejeição dos recursos de Bolsonaro

Moraes vota pela rejeição dos recursos de Bolsonaro

Ministro do STF também votou pela rejeição dos recursos de Braga Netto e outros cinco condenados pela participação na trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (7) pela manutenção da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e rejeitou os recursos de outros seis aliados envolvidos na trama golpista de 2022.

O julgamento virtual dos recursos iniciou-se com o voto de Moraes, que manteve a condenação de 27 anos e três meses de prisão para Bolsonaro. Ainda faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, enquanto Luiz Fux não participa por ter deixado a Primeira Turma do STF.

Os recursos em análise são referentes aos seguintes condenados:

* Almir Garnier Santos (ex-chefe da Marinha)
* Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa)
* Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
* Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin e deputado federal)
* Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)
* Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)

O julgamento atual limita-se aos embargos de declaração, um tipo de recurso que não altera o resultado da condenação, mas pode questionar aspectos da sentença e potencialmente reduzir as penas. As defesas ainda pretendem apresentar embargos infringentes, que podem rediscutir questões de mérito, com prazo de 15 dias após a publicação do acórdão.

No recurso apresentado, a defesa de Braga Netto questionou a imparcialidade do ministro Moraes e argumentou sobre o curto prazo para análise do volume de provas, que somam cerca de 80 TB de documentos. Os demais advogados reforçaram argumentos já rejeitados pelo Supremo, buscando redução das penas.

O entendimento do STF é que os embargos infringentes só podem ser recebidos quando há dois votos favoráveis ao réu no colegiado, situação que não se aplica a nenhum dos condenados. Isso permite que Moraes rejeite os recursos individualmente.

Dos oito condenados pela trama golpista, seis são militares e devem cumprir pena em quartéis do Exército e da Marinha em Brasília e Rio de Janeiro. Bolsonaro, como capitão reformado, poderá cumprir sua pena no Complexo Penitenciário da Papuda ou em prisão domiciliar.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS