Moraes retira pedido de avaliação médica de Bolsonaro dos autos por “ausência de pertinência”

Moraes retira pedido de avaliação médica de Bolsonaro dos autos por “ausência de pertinência”

Ministro do STF considerou que a Secretaria Penitenciária do DF não tinha legitimidade para fazer a solicitação no processo sobre tentativa de golpe, no qual o ex-presidente foi condenado a 27 anos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) para avaliação médica do ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando “ausência de pertinência” na solicitação.

A decisão foi tomada no contexto do processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado, no qual Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão. O ministro sequer analisou o mérito do pedido, considerando inadequado que a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape) fizesse tal solicitação.

A Seape havia enviado um ofício na segunda-feira (3) solicitando uma avaliação médica especializada de Bolsonaro. O objetivo seria verificar se o quadro clínico do ex-presidente seria compatível com a estrutura médica e nutricional disponível no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Fontes consultadas indicaram que tal pedido deveria ter sido apresentado pela defesa de Bolsonaro, e somente após o trânsito em julgado do processo, quando não houver mais possibilidade de recursos.

O pedido coincidiu com a semana do julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa de Bolsonaro contra sua condenação. A Primeira Turma do STF já havia condenado o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão, e o recurso será analisado a partir desta sexta-feira (7), com previsão de término para 14 de novembro.

Após a análise deste primeiro recurso, a defesa ainda poderá apresentar um segundo pedido, também sujeito à avaliação dos ministros. A expectativa é que ambos os recursos sejam negados, e somente após a decisão sobre o segundo recurso será declarado o trânsito em julgado do processo, momento em que a condenação se tornará definitiva e as penas poderão começar a ser cumpridas.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS