Paulo Frateschi, ex-deputado estadual e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), foi morto a facadas pelo próprio filho nesta quinta-feira (6) em São Paulo. A vítima, de 75 anos, foi atacada em sua residência na zona oeste da capital paulista.
O crime ocorreu na Rua Ponta Porã, no bairro da Lapa, quando Francisco Frateschi, de 34 anos, em aparente surto, agrediu o pai com uma arma branca. Durante o ataque, a esposa do ex-deputado tentou intervir e sofreu ferimentos leves.
* A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de agressão e, ao chegar ao local, constatou que a vítima havia sido atingida na região da cabeça e do braço
* Paulo Frateschi sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos
* O autor do crime foi detido pelas autoridades policiais
A morte de meu querido amigo Paulo Frateschi, nesta quinta-feira, me deixa com o coração partido. Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo.
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2025
Paulo Frateschi sempre uniu sua simpatia e sua capacidade agregadora a uma…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou seu pesar nas redes sociais, declarando: “A morte de meu querido amigo Paulo Frateschi, nesta quinta-feira, me deixa com o coração partido. Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo”.
Lula também destacou a trajetória política do ex-deputado: “Paulo Frateschi sempre uniu sua simpatia e sua capacidade agregadora a uma grande coragem. Desafiou com bravura o autoritarismo. Foi perseguido pela ditadura militar. Mas venceu. Ajudou o Brasil a reconquistar a sua democracia”.
O Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota oficial lamentando a perda: “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido. Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo”.
Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta política e social, tendo sido um importante personagem na fundação e consolidação do PT, além de sua atuação como deputado estadual e presidente do partido em São Paulo.