IPCA registra inflação de 0,09% em outubro

IPCA registra inflação de 0,09% em outubro

Índice oficial de inflação desacelera em relação a setembro, com queda nos preços de habitação, artigos de residência e comunicação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, registrou alta de 0,09% em outubro de 2025, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma desaceleração significativa em comparação ao mês anterior.

A variação do IPCA em outubro mostrou uma redução de 0,39 ponto percentual em relação à taxa de setembro, que havia sido de 0,48%. No acumulado do ano, o índice soma alta de 3,73%, enquanto em 12 meses a variação atingiu 4,68%, ficando abaixo dos 5,17% registrados no período anterior.

Principais Variações por Grupo

* Três grupos apresentaram variação negativa no mês:
– Artigos de residência: -0,34%
– Habitação: -0,30%
– Comunicação: -0,16%

* Os grupos com alta registraram variações entre:
– Alimentação e bebidas: 0,01%
– Vestuário: 0,51%

Destaque para Habitação

A queda de 0,30% no grupo Habitação foi principalmente influenciada pela redução de 2,39% na energia elétrica residencial, representando o maior impacto negativo no índice do mês (-0,10 p.p.). Esta redução está relacionada à mudança da bandeira tarifária vermelha patamar 2, vigente em setembro, para a vermelha patamar 1, que diminuiu a cobrança extra na conta de luz de R$ 7,87 para R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS