Um momento de tensão marcou a final do MasterChef Confeitaria 2025 quando Helena Rizzo e Erick Jacquin divergiram sobre protocolos de serviço durante a apresentação dos pratos.
O incidente ocorreu quando o finalista Leo Salles apresentava sua sobremesa aos jurados. Ao servir primeiro o chef Diego Lozano, Jacquin interveio com uma observação sobre etiqueta: “Sempre a gente serve as madames primeiro”. Helena Rizzo, visivelmente contrariada, respondeu prontamente: “Não tenho essa frescura… pode servir todo mundo. Direitos iguais. Tudo certo”.
Nos bastidores, Leo explicou seu lapso: “Tanta coisa acontecendo, tanta coisa na minha cabeça que eu nem pensei em servir a Helena primeiro”. O finalista, que acabou se sagrando campeão da competição em disputa com Ramiro, revelou que sua sobremesa era uma homenagem especial à Helena Rizzo.
O prato apresentado por Leo carregava um significado profundo, como ele mesmo explicou: “Eu trago a ideia do quebrando barreiras. Quebrando barreiras porque tem esse domo e, para vocês conseguirem chegar até a sobremesa, vocês vão ter que quebrar isso”. Ele também compartilhou suas experiências pessoais como membro da comunidade LGBTQIA+ na cozinha profissional.
Em sua homenagem à Helena Rizzo, Leo destacou a importância da chef como uma figura inspiradora que enfrentou preconceitos no ambiente da gastronomia: “Você é uma mulher gigantesca, chef de cozinha e que, com certeza, já enfrentou e talvez até enfrente muito conceito. Então, nesse segundo ato, a ideia é de quebrar todas as barreiras”.