O Hamas entregou o 22º corpo de refém a Israel, identificado como Joshua Loitu Mollel, de 21 anos, estudante de agronomia que foi morto durante os ataques de 7 de outubro de 2023 no kibutz Nahal Oz. O jovem havia se mudado para Israel para realizar um treinamento agrícola no Campus Agrícola de Ibim.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram a identificação do corpo, que foi entregue na quarta-feira (5). Joshua deixou pais, três irmãs e um irmão, e sua morte havia sido confirmada em 13 de dezembro do ano passado.
Com esta entrega, o Hamas já devolveu 21 dos 28 corpos de reféns mortos que estavam em seu poder, faltando ainda seis corpos para cumprir a primeira parte do acordo de cessar-fogo em Gaza. É importante ressaltar que todos os 20 reféns que estavam vivos em Gaza já foram libertados do cativeiro do Hamas.
“As Forças de Defesa de Israel expressam suas mais profundas condolências à família, continuam a envidar todos os esforços para repatriar todos os reféns falecidos e estão preparadas para a continuidade da implementação do acordo”, publicou Israel.
Na semana anterior, o Hamas havia informado dificuldades em localizar todos os corpos, solicitando mais tempo para encontrar os restos mortais das vítimas. No entanto, dias depois, o grupo confirmou que devolveria todos os corpos a Israel. Esta ação faz parte de um acordo mais amplo que também resultou na libertação de mais de 2 mil prisioneiros palestinos por parte de Israel.