O Google Cloud anunciou uma iniciativa ambiciosa para treinar 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial (IA) e tecnologias em nuvem até o final de 2026. O projeto, que faz parte do programa Capacita+, oferecerá treinamentos gratuitos para estudantes, desenvolvedores e clientes em todo o país.
Um dos destaques do programa é o treinamento híbrido programado para 6 de dezembro, que visa capacitar 200 mil profissionais não técnicos e estudantes em IA generativa com o Gemini em um único dia na América Latina, em parceria com 50 universidades em 7 países.
* O treinamento será realizado em 20 universidades brasileiras, incluindo instituições como Senai-SP, PUC-MG e Insper, além de se estender para Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México
* A iniciativa busca estabelecer um recorde mundial do Guinness como o maior treinamento híbrido de IA realizado em um único dia
* Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site goo.gle/capacitabrasil
Milena Leal, diretora de Negócios da Google Cloud Brasil, destaca: “O Brasil é um dos mercados de tecnologia que mais cresce no mundo, com uma vibrante comunidade de startups e um ecossistema de desenvolvedores. Por meio de nossas ofertas de tecnologia altamente diferenciadas, parcerias locais sólidas e programas de qualificação, estamos capacitando todas as organizações no Brasil, sejam elas do setor público ou privado, a aproveitar a oportunidade da IA.”
* Lançamento do Gemini Enterprise, uma plataforma baseada nos modelos mais avançados do Google
* Implementação do recurso de Tradução Simultânea no Google Meet para clientes empresariais
* Expansão do Google Cloud Summit para cinco novas capitais: Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife
A empresa também anunciou melhorias significativas em sua infraestrutura técnica no Brasil. A região de nuvem do Google Cloud em São Paulo receberá o Trillium, a sexta geração de TPUs (Tensor Processing Units), que oferece 67% mais eficiência energética que seu antecessor.
Além disso, as organizações brasileiras poderão armazenar dados e realizar processamento de aprendizado de máquina localmente, utilizando o Gemini 2.5 Flash do Google no Vertex AI, reduzindo a latência para aplicações de IA.