Genial/Quaest: 72% apoiam classificação de organizações criminosas como terroristas

Genial/Quaest: 72% apoiam classificação de organizações criminosas como terroristas

Levantamento mostra que 72% dos fluminenses apoiam classificar organizações criminosas como terroristas, revelando forte demanda por medidas mais severas

Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, revela um forte apoio da população do Rio de Janeiro a medidas mais rigorosas no combate ao crime organizado. O levantamento, que entrevistou 1.500 residentes entre 30 e 31 de outubro, mostra que 72% dos fluminenses defendem a equiparação de organizações criminosas a grupos terroristas.

O estudo emerge em um momento de intenso debate sobre segurança pública, especialmente após recentes operações nos complexos da Penha e do Alemão. A proposta de equiparação, que está em tramitação no Congresso, encontra resistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Principais resultados da pesquisa:

* 85% dos entrevistados aprovam o aumento de pena para condenados por homicídio a mando de organizações criminosas
* 62% apoiam a retirada do direito à visita íntima nas prisões para membros de facções
* 53% são favoráveis à proibição das “saidinhas” temporárias, mesmo para presos com bom comportamento
* 59% defendem uma nova intervenção federal na segurança do estado através da Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

A polarização política fica evidente nas respostas sobre a GLO: entre eleitores “lulistas”, 52% são contra e 47% a favor, enquanto entre “bolsonaristas”, 80% apoiam a medida e apenas 20% se opõem.

O levantamento também revelou dados significativos sobre a percepção da população em relação à segurança pública:

* 51% concordam com a frase “bandido bom é bandido morto”
* 58% defendem a pena de morte para crimes graves
* 81% apoiam o uso de câmeras em uniformes policiais
* 78% acreditam que “o problema é que a polícia prende e a justiça solta”
* 82% consideram que “líderes de facções ajudam a eleger deputados, portanto dificilmente são presos”

A confiança nas instituições apresentou variações significativas: a Polícia Militar teve um aumento de confiança de 65% para 72% entre novembro de 2023 e outubro de 2025, enquanto o Poder Judiciário registrou queda de 67% para 61% no mesmo período.

Quanto aos crimes que mais preocupam a população, a pedofilia lidera com 21%, seguida pelo domínio das facções nas favelas (16%) e homicídio (15%). A pesquisa Genial/Quaest tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiabilidade de 95%.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS