Ex-ministro Silvio Almeida é indiciado pela PF por importunação sexual

Ex-ministro Silvio Almeida é indiciado pela PF por importunação sexual

Caso será analisado pela PGR, que decidirá se denuncia Silvio, pede novas investigações ou arquiva o processo. Ele deixou o cargo no governo Lula após as acusações

A Polícia Federal concluiu o inquérito e indiciou o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, por importunação sexual. O caso, que corre sob sigilo, foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e já está sob análise do ministro André Mendonça, que direcionou o processo para avaliação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O caso ganhou notoriedade em 2024, quando diversas denúncias surgiram contra Silvio Almeida, incluindo acusações da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A gravidade das denúncias levou o presidente a considerar “insustentável” a permanência do ministro no cargo, especialmente por contradizer um dos pilares centrais da agenda governamental: a defesa dos direitos das mulheres.

A organização Me Too Brasil confirmou, em setembro de 2024, ter recebido denúncias de mulheres contra Silvio Almeida. Segundo a entidade, “Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico”. As denunciantes optaram por manter o anonimato.

Em entrevista reveladora, Anielle Franco compartilhou sua experiência, afirmando que “foram atitudes desrespeitosas” e que demorou para processar a situação. “Não posso entrar muito nos detalhes por conta do depoimento à Polícia Federal, mas aconteceram diversas falas e atitudes que eu repudio. Demorei um pouco para acreditar”, declarou a ministra.

Franco também revelou o impacto que seu testemunho teve em outras vítimas: “Um número grande de mulheres me procurou, e uma delas falou: “Vivi isso. Estou calada há 40 anos e tomei coragem para falar”. Foi o que me fez pensar que esse silêncio tinha que acabar em algum momento”.

O caso permanece sob jurisdição do STF devido ao fato de os supostos crimes terem ocorrido durante o período em que Silvio Almeida ocupava o cargo de ministro. A defesa do ex-ministro, quando procurada, não se manifestou sobre o indiciamento, embora anteriormente ele tenha negado todas as acusações.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS