A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está liderando uma importante missão em Bruxelas, focada na atração de investimentos para o setor de minerais críticos e terras raras do Brasil. A iniciativa acontece em um momento estratégico, às vésperas da finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia, onde o Brasil busca utilizar seus recursos minerais como diferencial nas negociações.
A delegação da ApexBrasil, liderada pela diretora de negócios Ana Repezza, participa da Raw Materials Week, evento que ocorre entre os dias 17 e 21, reunindo autoridades e empresas europeias para discussões sobre minerais críticos.
O Brasil, detentor da segunda maior reserva mundial desses recursos, busca estabelecer uma posição estratégica que vai além da simples exportação de matéria-prima bruta. A ApexBrasil trabalha para garantir que o tema seja incluído nas negociações birregionais, visando agregar valor à indústria nacional.
Paralelamente às ações em Bruxelas, avanços significativos ocorrem no cenário doméstico. O marco regulatório dos minerais críticos está em desenvolvimento em Brasília, agora através do projeto de lei do deputado Zé Silva, do Solidariedade de Minas Gerais, após o governo desistir da medida provisória inicialmente planejada.
O projeto de lei, que já incorporou contribuições do Executivo, ganhou novo impulso após o Ministério de Minas e Energia retomar o diálogo com o relator, Arnaldo Jardim, do Cidadania de São Paulo. Há expectativa de que a proposta seja votada durante a COP30.