Com acordo, Congresso mantém 24 dos 30 vetos de Lula ao Propag

Com acordo, Congresso mantém 24 dos 30 vetos de Lula ao Propag

Congresso Nacional e governo federal chegam a acordo sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, mantendo 24 dos 30 vetos originais

O Congresso Nacional e o governo federal chegaram a um entendimento significativo nesta segunda-feira (27/11) sobre os vetos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O acordo, articulado pelo Ministério da Fazenda junto a estados e parlamentares, resultou na manutenção de 24 dos 30 vetos originais, com aprovação expressiva no Senado Federal.

A votação no Senado demonstrou amplo apoio ao acordo, registrando 61 votos favoráveis à manutenção, sete contrários e três abstenções, conforme dados do site do Congresso Nacional.

Principais Pontos do Acordo:

* Os estados receberam autorização para utilizar parte dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) para abatimento de suas dívidas

* Foram mantidas as prerrogativas do Regime de Recuperação Fiscal (RRF)

* Estados poderão deduzir de suas dívidas os recursos transferidos durante os exercícios de 2021, 2022 e 2023 destinados à execução de obras de responsabilidade da União

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), presente durante a apreciação dos vetos, manifestou gratidão pelo acordo alcançado: “Divergimos e criticamos, como tem que criticar, mas somos republicanos na hora de reconhecer e agradecer. Então eu agradeço em meu nome, no nome d”o governador Tarcísio de Freitas (SP), do governador Romeu Zema (MG), do governador Ronaldo Caiado (GO), do governador Eduardo Leite (RS) e de outros que terão oportunidades de agora para aderir para terem suas dívidas renegociadas.”

Castro também abordou questões de segurança pública e a tramitação do projeto antifacção no Senado, destacando a necessidade de superar visões limitadas sobre o tema: “Que a gente possa tirar os calores da politização e encontrar instrumentos reais para que a gente possa combater a criminalidade. O deputado Guilherme Derrite (PL-SP) já fez um primeiro grande trabalho e eu acredito que o Senado da República tenha toda a condição de melhorar o projeto, de poder ter um instrumento real de combate a esses narcoterroristas que vêm assolando territórios e cidadãos.”

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS