Um ciclone extratropical está causando alertas de temporais em pelo menos nove estados do Brasil neste fim de semana, conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno meteorológico tem mobilizado as autoridades das regiões Sul e Sudeste do país, que estabeleceram um sistema integrado de monitoramento.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o fenômeno apresenta características severas que podem resultar em situações de risco para a população.
Os locais afetados são:
* O ciclone extratropical provocará chuvas intensas em diversas regiões, com rajadas de vento que podem atingir até 115 km/h, além da possibilidade de precipitação de granizo
* Há risco significativo de alagamentos pontuais e enxurradas rápidas nas áreas afetadas
* As autoridades alertam especialmente para a possibilidade de instabilidade em encostas, principalmente em áreas previamente identificadas como de risco
* Os estados afetados estabeleceram um sistema de cooperação para compartilhamento de informações em tempo real sobre o deslocamento do sistema
O ciclone extratropical é caracterizado como um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes médias, distante da região equatorial. Embora seja mais comum em regiões como Europa, América do Norte e Ásia, o fenômeno também pode ocorrer no Brasil.
A formação deste tipo de sistema meteorológico está relacionada principalmente às diferenças de temperatura entre massas de ar. O processo ocorre quando o ar quente da região equatorial ascende enquanto o ar frio das latitudes médias desce, criando uma zona de conflito que pode resultar na formação do ciclone.
As autoridades continuam monitorando a evolução do fenômeno e orientam a população a ficar atenta aos alertas e recomendações das defesas civis estaduais.