CDL-BH: 87,5% dos comerciantes apostam em descontos na Black Friday

CDL-BH: 87,5% dos comerciantes apostam em descontos na Black Friday

Pesquisa da CDL-BH revela que 87,5% dos comerciantes apostam em descontos expressivos para atrair consumidores durante o evento promocional

Os comerciantes de Belo Horizonte estão se preparando ativamente para a Black Friday com diversas estratégias para atrair consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) com 251 empresários, as principais táticas incluem descontos significativos, ampla divulgação e condições flexíveis de pagamento.

Segundo Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH, “os lojistas estão com boas expectativas para a data e quase 70% acreditam que este ano será melhor que o passado. Por isso, eles estão adotando estratégias que atraiam os consumidores e, de preferência, os fidelizem para as vendas de Natal”.

As principais estratégias adotadas pelos lojistas são:

* Descontos expressivos (87,5% dos entrevistados)
* Investimento em divulgação (85,7%)
* Flexibilidade nas formas de pagamento (51,79%)
* Uso intensivo de mídias sociais (12,5%)

O estudo revelou que os consumidores estão mais estratégicos em suas compras, com 78,6% comparando benefícios entre pagamentos à vista e parcelados. Além disso, 19,6% dos clientes acompanham a evolução dos preços há pelo menos três meses.

Uma característica marcante identificada na pesquisa é a tendência do “auto-presente”, com consumidores optando por compras de maior valor agregado e menor quantidade de itens. O item desejado aparece como um dos principais fatores de influência nas decisões de compra, representando 19,6% das motivações.

Os principais estímulos que impulsionam as compras online são:

* Promoções (54%)
* Frete grátis (45%)
* Ofertas de novos produtos e lançamentos (25%)
* Descontos com tempo limitado (22%)
* Avaliações positivas de outros consumidores (19%)

A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil alerta para os riscos do consumo impulsivo: 62% dos brasileiros admitem realizar compras não planejadas pela internet, e 40% acabam gastando mais do que podem. Como consequência, 35% já enfrentaram dívidas ou atrasos em pagamentos devido a gastos não planejados.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS