Os comerciantes de Belo Horizonte estão se preparando ativamente para a Black Friday com diversas estratégias para atrair consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) com 251 empresários, as principais táticas incluem descontos significativos, ampla divulgação e condições flexíveis de pagamento.
Segundo Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH, “os lojistas estão com boas expectativas para a data e quase 70% acreditam que este ano será melhor que o passado. Por isso, eles estão adotando estratégias que atraiam os consumidores e, de preferência, os fidelizem para as vendas de Natal”.
As principais estratégias adotadas pelos lojistas são:
* Descontos expressivos (87,5% dos entrevistados)
* Investimento em divulgação (85,7%)
* Flexibilidade nas formas de pagamento (51,79%)
* Uso intensivo de mídias sociais (12,5%)
O estudo revelou que os consumidores estão mais estratégicos em suas compras, com 78,6% comparando benefícios entre pagamentos à vista e parcelados. Além disso, 19,6% dos clientes acompanham a evolução dos preços há pelo menos três meses.
Uma característica marcante identificada na pesquisa é a tendência do “auto-presente”, com consumidores optando por compras de maior valor agregado e menor quantidade de itens. O item desejado aparece como um dos principais fatores de influência nas decisões de compra, representando 19,6% das motivações.
Os principais estímulos que impulsionam as compras online são:
* Promoções (54%)
* Frete grátis (45%)
* Ofertas de novos produtos e lançamentos (25%)
* Descontos com tempo limitado (22%)
* Avaliações positivas de outros consumidores (19%)
A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil alerta para os riscos do consumo impulsivo: 62% dos brasileiros admitem realizar compras não planejadas pela internet, e 40% acabam gastando mais do que podem. Como consequência, 35% já enfrentaram dívidas ou atrasos em pagamentos devido a gastos não planejados.