Câmara de BH aprova lei sobre fios abandonados

Câmara de BH aprova lei sobre fios abandonados

Câmara Municipal aprova projeto que obriga empresas a removerem fios e cabos abandonados nas vias públicas de Belo Horizonte após notificação da Prefeitura

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou por unanimidade um projeto de lei que visa combater o problema dos fios e cabos aéreos abandonados nas vias públicas da cidade. A medida estabelece a obrigatoriedade da Prefeitura em notificar as empresas responsáveis pela fiação para que realizem a retirada desses materiais.

O Projeto de Lei 73/2025, apresentado pelo vereador Braulio Lara (Novo), propõe alterações significativas no Código de Posturas de Belo Horizonte (Lei 8.616/2003), incluindo dois novos artigos que fortalecem o controle sobre a infraestrutura aérea da cidade.

* O primeiro artigo estabelece que as empresas prestadoras de serviços e operadoras serão diretamente responsáveis pela remoção de fios e cabos que representem risco à segurança ou interfiram na circulação de pedestres e veículos.

* O segundo artigo prevê a criação de um canal específico para que os cidadãos possam denunciar a existência de cabos partidos ou abandonados nas vias públicas.

O projeto agora segue para análise do prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que terá um prazo de 15 dias para decidir sobre a sanção ou veto da proposta. Em caso de aprovação, caberá ao chefe do Executivo municipal determinar o prazo para que a lei entre em vigor.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS