Câmara aprova texto-base do projeto de combate a facções criminosas

Câmara aprova texto-base do projeto de combate a facções criminosas

Texto base do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado foi aprovado por 370 votos a 110

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (18), por 370 votos a 110, o texto-base do “Marco Legal de Combate ao Crime Organizado” (PL 5582/25). O projeto tem como meta o combate organizações criminosas ultraviolentas, milícias e grupos paramilitares, estabelecendo o crime de “domínio social estruturado” com penas mais duras, de 20 a 40 anos de reclusão, para facções que exercem controle territorial mediante intimidação, restrição de circulação e enfrentamento armado ao Estado.

De acordo com Hugo Motta, o texto enviado pelo Executivo foi aprimorado e atende a uma demanda da população que não aguenta mais viver com sensação de insegurança. “Esse marco diz que a Câmara endureceu o combate ao crime organizado no país e que dá às forças de segurança e ao Judiciário as ferramentas necessárias para serem firmes nesse combate”, disse.

O relator, Guilherme Derrite (PP-SP), esteve no centro de uma série de embates com o governo, tendo inclusive editado várias seis versões do PL, construídas ao longo de uma semana, com foco principal nas atribuições da Polícia Federal. A entidade não foi afetada nesse ponto, porém, o governo teme que o texto implique na perda de verba para a PF.

O novo marco legal também permite intervenção judicial em empresas usadas por facções, endurece penas com novos agravantes, e torna líderes criminosos inelegíveis a benefícios como anistia ou livramento condicional, devendo cumprir pena em presídios federais de segurança máxima. O parecer ainda altera regras processuais e de investigação, fortalece operações encobertas e infiltração policial, e autorizando acesso facilitado a dados.

O projeto também acelera procedimentos investigativos e judiciais, aperfeiçoa ações com delação, infiltração, identidades fictícias, integra órgãos públicos e consolidar a política nacional permanente de enfrentamento estrutural às facções.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
João Macêdo
Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência em redação, assessoria de imprensa e análise de dados.

RELACIONADAS