O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou em entrevista exclusiva ao PlatôBR que o Brasil planeja aumentar significativamente o consumo de biocombustíveis e intensificar a exploração de minerais críticos até 2035. O anúncio ocorreu durante a Cúpula do Clima em Belém, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou medidas para a transição energética.
“O presidente Lula apresentará os desafios para a descarbonização no mundo e um grande e fundamental pilar para o fortalecimento do agronegócio nacional. Ele vai propor ao mundo que a gente quadruplique a utilização dos biocombustíveis até 2035. Isso é mais produção no campo, mais emprego, mais renda e mais divisa para o Brasil e mais combate à desigualdade”, afirmou Alexandre Silveira.
O ministro Alexandre Silveira também destacou a criação de uma debênture incentivada para minerais críticos. Esta iniciativa visa estimular tanto a extração quanto o beneficiamento desses insumos, fundamentais para a produção de baterias, painéis solares e sistemas de energias renováveis.
“Vamos apresentar os minerais críticos que vão receber incentivos fiscais, mas vamos nos preparar para ampliar a oferta de minério de ferro de alta redução usado para a produção de aço verde porque é fundamental que a gente saia na frente com essa tecnologia para fortalecer e robustecer a economia do minério de ferro que representa muito para o Brasil”, explicou o ministro.