Agora ministro, Boulos critica plano de Zema para privatizar a Copasa: “Não é exigência do Propag”

Agora ministro, Boulos critica plano de Zema para privatizar a Copasa: “Não é exigência do Propag”

Ministro da Secretaria-Geral afirma que governo Lula é contra venda da estatal mineira e nega exigência do Propag sobre privatização

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), manifestou-se contrário à privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em entrevista exclusiva. O ministro enfatizou que o governo federal não exigiu a venda da empresa no Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). As informações são da Itatiaia. 

Em um momento crucial para o futuro da Copasa, com votação decisiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre a PEC do Referendo, Boulos fez críticas diretas à administração estadual.

“Eu vi gente do governador Zema justificando a privatização como se fosse uma exigência do Propag, do governo federal. Isso não é verdade. O acordo de renegociação da dívida, costurado pelo presidente Lula e pelo senador Rodrigo Pacheco, este acordo prevê alguns casos que isso fosse até o fim de 2026. Em nenhum momento se colocou a exigência de privatização”, declarou Boulos.

O ministro utilizou o exemplo da Sabesp, em São Paulo, para argumentar contra a privatização. “Eu sou de São Paulo, veja o que aconteceu lá. Privatizaram a maior companhia de água e esgoto da América Latina, que é a Sabesp. Sabe o que aconteceu meses depois da privatização? Piorou a qualidade do serviço e aumentaram as contas”, afirmou.

Em contraposição às declarações do ministro, a Sabesp, por meio de sua diretora-executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Samanta Souza, contestou as afirmações sobre aumento de tarifas. “Não aumentou, a tarifa reduziu 0,6%. No momento da desestatização, 1% para o residencial, 0,5% para o comércio e indústria e 10% para baixa renda”, esclareceu.

A votação da PEC do Referendo, que eliminaria a necessidade de consulta popular para a venda da estatal, já foi aprovada em primeiro turno e aguarda decisão em segundo turno na ALMG.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS