Zema indica advogado de mineradoras para presidir órgão ambiental alvo da PF

Zema indica advogado de mineradoras para presidir órgão ambiental alvo da PF

Governador de Minas Gerais nomeia Edson Resende, que advogou para mineradoras, para presidir órgão ambiental após prisão de antecessor em operação da PF

O governador Romeu Zema (Novo) nomeou Edson Resende, ex-promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para presidir a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), órgão responsável pela fiscalização de barragens e licenciamento de atividades minerárias no estado. Após deixar o MPMG, ele fundou um escritório de advocacia que atuou por mineradoras.

A nomeação acontece em um momento delicado, menos de um mês após a Operação Rejeito da Polícia Federal, que resultou na prisão do presidente anterior da Feam, Rodrigo Franco, por suspeitas de fraudes em licenciamentos ambientais de mineradoras.

Histórico Profissional e Controvérsias

* Edson Resende se aposentou do MPMG no ano passado e fundou um escritório de advocacia que prestou serviços para três mineradoras, incluindo a Itaminas
* O escritório dele atuou pela Itaminas, que está envolvida em discussões sobre a retomada da Mina da Jangada em Brumadinho, local do trágico rompimento da barragem da Vale em 2019
* A Operação Rejeito investiga um esquema que supostamente favorecia empreendimentos através de pagamentos a servidores de órgãos públicos como a Feam, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) defendeu a escolha, afirmando que “levou em conta sua reconhecida trajetória de mais de três décadas no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com atuação destacada na área ambiental e sólido conhecimento técnico-jurídico”.

Sobre sua atuação junto à Itaminas, a Semad esclareceu que “Edson exerceu consultoria jurídica por período limitado, em conformidade com a legislação aplicável. Nessa condição, acompanhou a diretoria da Itaminas em visita institucional ao Ministério Público, sem ter atuado como representante formal da empresa”.

Em sua defesa, Resende negou conflito de interesses e destacou: “A minha vida em defesa do meio ambiente é de 32 anos de atuação no Ministério Público, muito maior que o período de pouco mais de um ano que advoguei no escritório”. Para assumir a presidência da Feam, ele se afastou do escritório Edson Resende Advocacia.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS