A capital mineira foi atingida por fortes ventos na madrugada desta segunda-feira (20/10), causando diversos transtornos aos moradores. Segundo a Defesa Civil, as rajadas alcançaram 84,6 km/h na estação Cercadinho, Região Oeste de BH, por volta das 3h da manhã.
Os impactos do vendaval foram sentidos em várias regiões de BH, especialmente nas áreas Centro-Sul, Pampulha e Barreiro, resultando em quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
* O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) atendeu pelo menos oito ocorrências de queda de árvores entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira
* Na Rua Levindo Lopes, Savassi, uma árvore de grande porte caiu por volta das 20h35, danificando a rede elétrica e ameaçando a fachada de um edifício. Um veículo foi atingido, sem vítimas
* Moradores do Bairro Santo Antônio relataram quedas e oscilações de energia desde domingo à noite até a manhã de segunda-feira
A intensidade dos ventos na Região Oeste atingiu o nível 9 na escala Beaufort, classificado como forte vendaval, com velocidades entre 75 e 88 km/h. De acordo com o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno está relacionado à chegada de uma massa de ar frio: “É relativamente comum quando tem um avanço de uma frente fria e depois tem uma massa de ar mais frio. Nessa transição entre massas de ar, que é essa parte da frente fria, tem uma variação maior da pressão atmosférica e tem essa condição de ventos mais intensos”.
A estação Cercadinho, localizada em uma área de conservação ambiental na região mais elevada de BH, com altitude média de 1.109 metros, tradicionalmente registra os ventos mais intensos da cidade devido à sua posição topográfica.
Segundo previsões meteorológicas, a chegada de uma massa de ar mais fria e estável deve reduzir a probabilidade de novos episódios de rajadas intensas ao longo da semana.