O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento das negociações comerciais com o Canadá após acusar o país de manipular um discurso do ex-presidente Ronald Reagan em uma campanha publicitária contra tarifas. A decisão marca uma mudança abrupta nas relações entre os países, apenas duas semanas após um encontro aparentemente cordial com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.
A tensão escalou quando Trump utilizou sua plataforma Truth Social para expressar indignação com um anúncio publicitário produzido pela província de Ontário, que segundo ele, citava incorretamente Reagan sobre política tarifária.
* O encontro inicial entre Trump e Carney ocorreu em 7 de outubro na Casa Branca, onde Trump chegou a descrever o primeiro-ministro canadense como um “líder de categoria mundial”.
* A Fundação Ronald Reagan denunciou que o governo de Ontário utilizou “áudio e vídeo seletivo” de um discurso de rádio de 1987, alegando que o anúncio “deturpa” as palavras do ex-presidente.
* No anúncio contestado, Reagan é citado dizendo que “tarifas elevadas inevitavelmente levam à retaliação por parte de países estrangeiros e ao desencadeamento de intensas guerras comerciais”.
* Trump declarou em sua rede social: “Com base no comportamento atroz deles, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”.
O impacto desta decisão é significativo, considerando que o Canadá é um importante fornecedor de aço e alumínio para empresas americanas. As tarifas setoriais impostas por Trump, especialmente sobre aço, alumínio e automóveis, já vinham afetando consideravelmente o Canadá.
Mark Carney, em discurso sobre o orçamento, reconheceu que as novas políticas comerciais de Washington exigem uma reforma na estratégia econômica canadense, alertando que o processo “exigirá alguns sacrifícios e levará tempo”.
Apesar da ruptura nas negociações, ambos os países continuam integrando o T-MEC, o tratado comercial entre México, Estados Unidos e Canadá, que mantém aproximadamente 85% do comércio transfronteiriço livre de tarifas.