O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) emitiu uma nota de repúdio após um médico ser agredido em um centro de saúde de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (24/10). A entidade manifestou preocupação com a segurança dos profissionais de saúde e acionou seu setor jurídico para acompanhar o caso.
O incidente ocorreu no Centro de Saúde Goiânia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, onde uma paciente insatisfeita com o tempo de espera agrediu um médico e danificou equipamentos. Segundo o Sinmed-MG, a unidade estava sem a presença de guardas municipais no momento da agressão.
* Por volta das 8h30, a paciente chegou ao posto de saúde e entrou na fila de atendimento, com três pessoas à sua frente
* Demonstrando nervosismo e insatisfação com a demora, a mulher invadiu um consultório
* A agressora desferiu um soco no rosto do médico e quebrou um computador da unidade
* A Guarda Municipal foi acionada e realizou a prisão da agressora
A Prefeitura de Belo Horizonte manifestou-se sobre o ocorrido através de nota oficial: “Nesta manhã, uma paciente que é acompanhada por equipe da unidade invadiu um consultório, agrediu um médico e danificou um computador. A mulher, que estava muito nervosa, foi acolhida e medicada. O profissional agredido foi prontamente acolhido e acionado o fluxo de abordagem a episódios de violência, procedimento que direciona gestor, trabalhador e usuário e quais providências devem ser adotadas em cada situação.”
O Sinmed-MG declarou em suas redes sociais que “É inadmissível que profissionais atuem em risco”. O médico agredido recebeu atendimento na própria unidade, não apresentando ferimentos graves ou contusões significativas, sendo posteriormente liberado. Como consequência do incidente, o atendimento no Centro de Saúde foi temporariamente suspenso.