A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais divulgou um aumento significativo nas denúncias de assédio e importunação sexual em 2025. Os números já ultrapassaram o total registrado em todo o ano anterior, com 58 casos reportados este ano em comparação aos 55 casos de 2024.
O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, destaca que o aumento nas notificações pode indicar maior confiança da população nas forças de segurança, e não necessariamente um crescimento da violência.
“Nem sempre um aumento de notificações significa que o crime cresceu. Muitas vezes, é a redução da subnotificação. A pessoa assiste uma entrevista, uma campanha, e percebe que pode denunciar. Se sente segura para acionar a polícia”, explicou Naves.
Segundo a Sejusp, os principais canais para registro de ocorrências continuam sendo o 190 (Polícia Militar) e o Disque 181, um serviço anônimo de denúncias do Estado. O superintendente ressalta que crimes de natureza sexual, violência doméstica e agressões contra crianças e adolescentes tradicionalmente sofrem com subnotificação.
Entre os principais fatores que contribuem para a não formalização das denúncias estão vergonha, medo e dependência emocional ou financeira das vítimas. A Sejusp enfatiza que o Disque 181 se apresenta como uma das ferramentas mais seguras e acessíveis para colaboração com a segurança pública, recebendo também denúncias de outros crimes como tráfico de drogas, foragidos da justiça e incêndios criminosos.