Sarkozy, ex-presidente da França, é preso por financiamento ilegal

Sarkozy, ex-presidente da França, é preso por financiamento ilegal

Ex-presidente francês começa a cumprir pena de cinco anos por conspiração envolvendo dinheiro do ditador líbio Muammar Khadafi

Nicolas Sarkozy tornou-se o primeiro ex-presidente francês desde 1945 a ser preso, iniciando uma pena de cinco anos por conspiração relacionada ao financiamento ilegal de sua campanha eleitoral com recursos do falecido ditador líbio Muammar Khadafi.

O ex-presidente francês, que governou de 2007 a 2012, deu entrada na prisão de La Santé, em Paris, na manhã desta terça-feira, em meio a um forte esquema de segurança. Apesar de ter entrado com recurso contra sua condenação, Sarkozy deve cumprir a pena devido à “excepcional gravidade dos fatos”.

* Mais de 100 apoiadores se reuniram do lado de fora da residência de Sarkozy no 16º distrito de Paris, após convocação feita por seu filho Louis, de 28 anos.

* O ex-presidente chegou à prisão de La Santé às 9h40 (horário local), onde ocupará uma cela de aproximadamente 9 metros quadrados na ala de isolamento, equipada com banheiro, chuveiro, escrivaninha e uma pequena TV.

* Antes de sua detenção, Sarkozy publicou em sua conta na rede social X: “Não tenho dúvidas. A verdade prevalecerá. Mas quão esmagador terá sido o preço”.

Detalhes do Caso

O caso envolve acusações de que a campanha presidencial de Sarkozy em 2007 foi financiada com milhões de euros provenientes da Líbia. Embora tenha sido inocentado de receber dinheiro pessoalmente, foi condenado por associação criminosa com dois assessores próximos, Brice Hortefeux e Claude Guéant, que mantiveram conversas com representantes líbios sobre o financiamento secreto.

A promotoria alegou que, em troca dos recursos, Sarkozy teria prometido ajudar Khadafi a melhorar sua reputação junto aos países ocidentais. As negociações teriam ocorrido em 2005, através de uma reunião organizada pelo intermediário franco-libanês Ziad Takieddine.

Sarkozy recebeu demonstrações de apoio oficial, incluindo uma visita do presidente Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu na semana anterior à sua prisão. O ministro da Justiça, Gérald Darmanin, também anunciou que visitará o ex-presidente na prisão, declarando: “Não posso ser insensível à angústia de um homem”.

O ex-presidente levou consigo dois livros para a prisão: “A Vida de Jesus” e “O Conde de Monte Cristo”, este último narrando a história de um homem injustamente preso que escapa para se vingar de seus acusadores. Sarkozy terá direito a uma hora diária de exercícios solitários durante sua permanência em La Santé.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS