A Rússia anunciou ter interceptado e destruído 193 drones ucranianos durante um ataque noturno, em uma demonstração da crescente intensidade do conflito aéreo entre os dois países. O incidente resultou em uma morte e diversos feridos em território russo.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, através de comunicado no Telegram, “Durante a noite passada, os sistemas de defesa aérea interceptaram e destruíram 193 aparelhos aéreos não tripulados de asa fixa ucranianos”. O ataque teve maior concentração nas regiões de Briansk e Moscou, onde foram neutralizados respectivamente 47 e 40 drones.
Na região fronteiriça de Briansk, o governador Alexandr Bogomaz relatou que um micro-ônibus foi atingido na localidade de Pogar, resultando na morte do motorista e deixando cinco passageiros feridos.
O incidente se insere em um contexto mais amplo do conflito, onde a Rússia mantém ataques sistemáticos contra a infraestrutura energética ucraniana desde o início da invasão em fevereiro de 2022. Em resposta, a Ucrânia tem intensificado suas operações contra refinarias de petróleo e instalações energéticas russas.