O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra as duas principais petrolíferas russas, Rosneft e Lukoil OAO, em resposta à falta de comprometimento da Rússia com o processo de paz na Ucrânia. A medida visa aumentar a pressão sobre o setor energético russo e enfraquecer a capacidade do Kremlin de financiar suas operações militares.
As sanções impostas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) incluem:
* Bloqueio imediato de todos os bens e interesses em propriedades das empresas que estejam nos Estados Unidos ou sob controle de pessoas americanas
* Extensão das restrições a todas as entidades que sejam detidas em 50% ou mais pela Rosneft ou Lukoil, mesmo que não estejam especificamente designadas nas sanções
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, enfatizou a necessidade de um cessar-fogo imediato, declarando: “Agora é a hora de parar com a matança e de um cessar-fogo imediato”. Bessent também indicou que o Tesouro está preparado para implementar medidas adicionais, se necessário, e incentivou outros aliados a aderirem às sanções.
A decisão representa mais um passo na estratégia americana de pressionar economicamente a Rússia, visando especificamente o setor energético, uma das principais fontes de receita do país.