O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia fez uma análise do cenário político brasileiro, apontando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito nas eleições presidenciais de 2026. Durante sua participação em um painel sobre duplicatas escriturais organizado pela Cerc Edge em São Paulo, Maia também destacou a necessidade de medidas fiscais mais rigorosas em um eventual novo mandato.
Em sua avaliação sobre o atual governo, Rodrigo Maia estabeleceu um paralelo preocupante com gestões anteriores. “Lula vai entregar governo com volume de gastos muito parecido com o da (ex-presidente) Dilma Rousseff antes da recessão (em 2016)”, alertou durante sua exposição.
O ex-presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin) também fez projeções sobre os temas que devem dominar as discussões eleitorais em 2026. Segundo Maia, a segurança pública deve emergir como o principal assunto de debate durante a campanha, enquanto “o fiscal não vai ser” o foco das discussões, conforme sua análise.