Ricardo Pereira: ‘Use Inteligência Artificial (IA) com segurança!’

Ricardo Pereira: ‘Use Inteligência Artificial (IA) com segurança!’

Aproveite os benefícios da Inteligência Artificial, mas proteja seus dados. Adote medidas proativas para usar a IA com segurança e evitar riscos à sua privacidade

Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar novamente aqui com você e fazer parte de alguns minutos do seu dia.

Como você já deve ter notado, a integração de IA em diversos aplicativos e serviços está se tornando cada vez mais comum. No entanto, é crucial estar ciente dos desafios de segurança digital associados a essas tecnologias e adotar medidas adequadas para proteger os dados e a privacidade, tanto do lado pessoal como do profissional.

O crescimento no uso de IA levou a uma série de preocupações e incidentes críticos, desde vazamentos de dados até potenciais ataques maliciosos. Por isso, quero compartilhar algumas dicas para garantir que você possa aproveitar ao máximo essas ferramentas sem comprometer a privacidade e a segurança dos dados e informações que utilizar nas interações. Confira:

1. Filtre dados importantes: nunca envie informações pessoais ou empresariais confidenciais, tais como senhas, números de identidade, dados bancários e outros dados sensíveis para chatbots ou assistentes de IA. Lembre-se de que esses dados podem ser armazenados e usados para diversos fins, incluindo treinamento de modelos de IA.

2. Use configurações de privacidade: verifique as configurações de privacidade disponíveis em ferramentas de IA, como, por exemplo, ChatGPT. Nas configurações da plataforma, você pode desativar o salvamento do histórico de chat para garantir que seus dados sejam removidos após um determinado período. Além disso, é possível configurar a ferramenta para não treinar a IA com os dados e informações utilizados nas interações com a máquina.

3. Evite realizar upload de documentos sensíveis: tenha cuidado ao enviar documentos para processamento por meio de chatbots ou plug-ins de IA. Isso pode expor informações confidenciais, como propriedade intelectual ou dados comerciais.

4. Remova ou torne dados confidenciais anônimos: se estiver enviando códigos ou documentos para revisão por assistentes de IA, certifique-se de remover ou anonimizar quaisquer informações sensíveis, como chaves de API, endereços de servidor, dados pessoais, entre outros.

5. Tenha cuidado ao selecionar plug-ins de terceiros: ao usar plug-ins ou extensões de IA, verifique sua segurança e confiabilidade. Opte por ferramentas validadas e recomendadas por especialistas de boa reputação. Também verifique se possuem políticas de privacidade claras e que estejam de acordo com o que você aceita.

6. Atente-se a possíveis ameaças e ataques hackers: informe-se sobre os diferentes tipos de ataques hackers que podem ocorrer ao usar ferramentas de IA, como Deep Fake, por exemplo.

Por fim, o recado principal é: tome medidas proativas e preventivas que protejam os dados e a privacidade. Agindo assim, você terá a segurança digital fortalecida e poderá seguir utilizando a IA extraindo cada vez mais benefícios e resultados positivos que ela gera.

Este é o conteúdo de hoje.

A partir de agora, coloque em prática o recomendado para que você tenha mais segurança no mundo digital.

Fico por aqui, espero que tenha gostado do conteúdo de hoje e que seja útil para você.

Se cuide e volte para conferir meu próximo artigo; será uma honra ter você aqui novamente.

Um abraço e até breve!

Mais textos do colunista

Ricardo Pereira perfil
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.

RELACIONADAS

Ricardo Pereira perfil
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.
Economia e Negócios