Presidente da Colômbia rebate acusações de Trump, que o chamou de “líder de drogas ilegais”

Presidente da Colômbia rebate acusações de Trump, que o chamou de “líder de drogas ilegais”

Presidente colombiano responde após ser chamado de “líder de drogas ilegais” pelo presidente dos EUA e reage a ameaças de corte de subsídios americanos

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu fortemente às acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o chamou de “líder de drogas ilegais” e ameaçou cortar subsídios norte-americanos à Colômbia. Em uma série de publicações no X, Petro respondeu de forma contundente, chamando Trump de “grosseiro e ignorante”.

A troca de farpas entre os líderes escalou após Trump anunciar pela Truth Social que os EUA cortariam subsídios à Colômbia e ameaçar intervir nos “campos de morte” ligados à produção de drogas no país caso o governo colombiano não tome providências.

Em sua defesa, Gustavo Petro enfatizou que “jamais a Colômbia foi grosseira com os EUA” e rejeitou categoricamente qualquer associação com o narcotráfico. O presidente colombiano aproveitou para fazer uma distinção ideológica, afirmando que, diferentemente de Trump, ele “não faz negócios” por ser socialista e acreditar “na ajuda, no bem comum e nos bens comuns da humanidade”.

Petro também fez uma crítica ao capitalismo, declarando que “um mafioso é um ser humano que condensa o melhor do capitalismo: a ganância”, e se definiu como “um amante da vida”. Em um tom mais literário, o presidente colombiano sugeriu que Trump lesse “Cem Anos de Solidão”, como fez seu encarregado de negócios em Bogotá, para “aprender algo sobre a solidão”, fazendo referência à obra célebre de Gabriel García Márquez.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS