O Planeta Atlântida, maior festival de música do Sul do Brasil, prepara-se para uma edição histórica em celebração aos seus 30 anos. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, na tradicional sede campestre da Saba, na Praia de Atlântida, litoral norte gaúcho.
Nascido em 1996 como uma homenagem aos 20 anos da rádio Atlântida, o festival transformou-se em uma tradição que atravessa gerações, tendo recebido mais de 1,4 mil atrações nacionais e internacionais ao longo de sua história, incluindo nomes como Rita Lee, Charlie Brown Jr., Ivete Sangalo, Anitta e Skank.
* O pré-lançamento da edição comemorativa aconteceu no campus da PUCRS, em Porto Alegre, com shows gratuitos de WIU, Ebony e Syon Trio
* A campanha publicitária dos 30 anos estreia com o conceito “O sentimento não muda”, dirigida por Nicole Pelosi, retratando a trajetória de um fã ao longo dos anos
* Um documentário especial intitulado “30 Verões Criando Memórias” será exibido na ATL TV, RBS TV e Globoplay
* O festival movimentou mais de R$ 130 milhões na economia gaúcha em 2025, conforme estudo da PUCRS Consulting
* Cerca de 80 mil pessoas circulam por noite durante o evento, mobilizando mais de quatro mil profissionais nos bastidores
* O Planeta implementou mais de 50 iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo copos reutilizáveis e gestão de resíduos
Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing e Entretenimento da RBS, destaca: “Para além de proporcionar entretenimento e experiência por meio de música e conteúdo, o festival é também um legado para nosso Estado, como rito de passagem dos adolescentes, memória afetiva de diferentes gerações e mobilizador para causas importantes”.
A edição de 2026 já conta com cinco patrocinadores masters confirmados: Renner, Banrisul, Coca-Cola, PUCRS e KTO, com expectativa de superar o recorde de 33 marcas parceiras do ano anterior.
O evento também se destaca por suas iniciativas inclusivas, oferecendo espaço PCD, intérprete de Libras e cardápio em braile, sendo reconhecido por três em cada quatro participantes como um festival inclusivo e representativo.
Alexandre Fetter, diretor artístico das rádios Atlântida e 102.3, resume o significado do evento: “O Planeta Atlântida é uma instituição cultural e de manifestação artística no Rio Grande do Sul. É um evento brasileiro, que traz atrações do país inteiro”.