O Ministério da Saúde anunciou que o antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, chegará ao Brasil ainda nesta semana. O ministro Alexandre Padilha informou que o medicamento será estrategicamente distribuído aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) em todo o país.
De acordo com as informações divulgadas pelo ministro Padilha durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6), o Brasil receberá um total de 2.600 ampolas do fomepizol, sendo 2.500 adquiridas e 100 recebidas por meio de doação.
* A chegada do medicamento está programada para acontecer pelo aeroporto de Guarulhos, de onde será iniciada a distribuição aos centros de toxicologia.
* Cada paciente necessitará de duas a quatro ampolas do fomepizol durante o tratamento, conforme explicou o ministro da Saúde.
Em relação aos casos de intoxicação por metanol no país, Padilha informou que os dados nacionais não puderam ser divulgados devido à pendência de informações do estado de São Paulo. “De manhã, eles participaram da sala de situação, informaram que não conseguiriam até 16h. Não conseguiram, seguimos aguardando”, explicou o ministro.
Até o domingo (5), foram registrados 16 casos confirmados e 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país. O ministro ressaltou que não houve aumento nos casos confirmados nos outros 25 estados e no Distrito Federal, apenas nas suspeitas.
Uma nova tentativa de divulgação do boletim completo com os dados nacionais está prevista para as 19h, conforme anunciado pelo ministério.