Um paciente de 47 anos internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com suspeita de intoxicação por metanol teve morte encefálica confirmada. O caso está sob investigação e faz parte de uma série de ocorrências similares registradas na região.
O homem, que é obeso e hipertenso, iniciou seu atendimento na UPA de Brazlândia e passou por uma rápida deterioração de seu quadro clínico, necessitando de transferências hospitalares até chegar à UTI do Hospital de Base.
* O paciente deu entrada inicialmente na UPA de Brazlândia na madrugada de sexta-feira (4/10), apresentando um quadro grave
* Foi transferido para o Hospital Regional de Santa Maria, onde exames identificaram um AVC
* Devido ao agravamento, foi encaminhado à UTI do Hospital de Base
* Na noite de segunda-feira (6/10), apresentou quadro compatível com morte encefálica
* Uma mulher de 25 anos permanece internada em estado grave na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, apresentando melhora clínica
* Um homem de 20 anos, atendido no Hospital Estadual de Formosa, recebeu alta médica no sábado (4/10)
* Um caso suspeito de um homem de 25 anos de Bom Jesus (GO) foi descartado, sendo atribuído a outro tipo de intoxicação
A equipe médica encontrou diversas bebidas alcoólicas no veículo do paciente, incluindo cerveja, vodka, destilados e energético, que teriam sido compradas em um estabelecimento próximo ao município de Padre Bernardo (GO), onde ele residia.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, afirmou: “A secretaria é responsável pelo controle dessas ocorrências no Distrito Federal”. Vale ressaltar que ainda não há confirmação laboratorial de intoxicação por metanol no caso do paciente do HBDF.