A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, Receita Estadual e Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (30) uma operação de combate ao comércio irregular de mercadorias estrangeiras no Centro de Belo Horizonte. A Operação Desbordo teve como foco principal uma organização criminosa suspeita de causar prejuízos estimados em R$ 50 milhões através de fraudes na importação.
As investigações revelaram que o grupo criminoso mantinha uma rede sofisticada de distribuição de produtos importados ilegalmente, abastecendo o comércio popular da capital mineira. Durante a ação, as forças de segurança cumpriram mandado de busca e apreensão em um prédio na região central, além de realizarem o sequestro e bloqueio de bens e valores.
A operação mobilizou um efetivo expressivo de agentes públicos:
* 18 policiais federais coordenaram as ações em campo
* 21 auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal participaram das diligências
* 22 auditores fiscais da Receita Estadual integraram a força-tarefa
* 28 policiais militares deram suporte à operação
Os suspeitos poderão responder por diversos crimes, incluindo sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram práticas como evasão de tributos, concorrência desleal, comercialização de produtos de qualidade inferior prejudicando consumidores e utilização de recursos ilícitos para ocultar a origem dos valores.