A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministério da Agricultura e Pecuária, deflagrou nesta quinta-feira (16) uma operação nacional contra fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A ação é uma resposta às recentes mortes por intoxicação registradas no país, que já somam oito vítimas fatais, sendo seis em São Paulo e duas em Pernambuco, segundo dados do Ministério da Saúde.
A operação tem como principal objetivo identificar a origem do metanol e estabelecer possíveis conexões entre os materiais apreendidos e amostras anteriormente coletadas pela Polícia Federal e outros órgãos fiscalizadores.
* Em São Paulo, as equipes atuam em nove municípios: Araçariguama, Arujá, Cotia, Guarulhos, Laranjal Paulista, Limeira, Jandira, Sumaré e Suzano
* No Paraná, as investigações concentram-se em Colombo, Paranaguá e Araucária
* Em Mato Grosso, as diligências ocorrem em Várzea Grande
* No Mato Grosso do Sul, as ações contemplam Dourados, Campo Grande e Caarapó
* Em Santa Catarina, os agentes realizam fiscalizações em Cocal do Sul
As equipes envolvidas na operação estão realizando a coleta de amostras para análise no Instituto Nacional de Criminalística (INC), além de verificar minuciosamente a procedência dos materiais encontrados nos estabelecimentos investigados.