Opep reporta queda na produção de petróleo do Brasil

Opep reporta queda na produção de petróleo do Brasil

Organização mantém projeções otimistas para 2025 e 2026, apesar da redução de 68 mil barris por dia registrada em agosto

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou em seu relatório mensal que a produção brasileira de combustíveis líquidos registrou queda em agosto de 2024. O volume total recuou 68 mil barris por dia (bpd), atingindo 4,7 milhões de bpd, após ter alcançado um nível recorde de 4,8 milhões de bpd em julho.

A produção específica de petróleo brasileiro também apresentou redução equivalente em agosto, chegando a 3,9 milhões de bpd. Apesar desse cenário, a Opep mantém suas projeções positivas para os próximos anos.

Projeções para o Futuro

* Para 2025, a organização prevê um crescimento de aproximadamente 230 mil bpd na oferta de combustíveis líquidos, alcançando uma média de 4,4 milhões de bpd
* Em 2026, projeta-se um aumento adicional de 160 mil bpd, elevando a produção para 4,5 milhões de bpd
* O Brasil permanece entre os quatro principais países não-membros da Opep que devem impulsionar o crescimento da oferta global de combustíveis líquidos, ao lado de EUA, Canadá e Argentina

Perspectivas Econômicas

A Opep manteve suas projeções para o crescimento econômico brasileiro, prevendo uma expansão do PIB de 2,3% em 2025 e 2,5% em 2026. No entanto, a organização aponta riscos relacionados às elevadas tarifas impostas pelos Estados Unidos e aos desafios do déficit fiscal do país.

Em relação à política monetária, a organização prevê que a inflação permanecerá em torno de 5% em 2025. Baseando-se na ata de setembro do Banco Central do Brasil, a Opep antecipa que a taxa Selic deve se manter nos níveis atuais pelo menos até o final do primeiro semestre de 2026.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS