Nubank critica Febraban por taxas tributárias maiores para fintechs

Nubank critica Febraban por taxas tributárias maiores para fintechs

Fintech se manifesta após federação dos bancos reconhecer que empresas digitais pagam taxas efetivas de tributos mais elevadas que instituições tradicionais

O Nubank manifestou insatisfação ao constatar que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reconheceu que as fintechs estão sujeitas a uma carga tributária mais elevada em comparação aos grandes bancos tradicionais. A declaração foi feita em resposta a um estudo divulgado pela Febraban nesta segunda-feira, 20.

Em nota oficial, o Nubank criticou a postura da federação: “A entidade faz argumentos tortuosos para tentar prejudicar a concorrência e penalizar as fintechs, que promoveram a inclusão financeira de 58% de seus clientes”.

A fintech destacou seu papel na transformação do setor financeiro brasileiro, afirmando: “O Nubank tem orgulho de ter capitaneado uma transformação no setor, aumentando a concorrência, o acesso ao crédito, e a redução de juros, sempre focado em oferecer os melhores produtos e serviços para seus clientes”.

O estudo da Febraban argumenta que a diferença nas alíquotas nominais entre fintechs e bancos tradicionais, mesmo quando exercem atividades similares, prejudica a concorrência no setor. Vale ressaltar que a Medida Provisória (MP) 1.303, que propunha alternativas à alta do IOF e incluía um aumento na alíquota nominal de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as fintechs, foi rejeitada pelo Congresso Nacional.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS