O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou nesta quinta-feira (16) que Israel alcançará todos os objetivos estabelecidos na guerra em Gaza. A declaração foi feita durante uma cerimônia em memória aos soldados que perderam suas vidas no conflito.
Netanyahu enfatizou que os adversários de Israel aprenderam que qualquer oposição ao país resultará em severas consequências. Esta manifestação ocorre em um momento crucial, após um recente acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
O acordo de cessar-fogo resultou em importantes desenvolvimentos:
* Vinte reféns que estavam mantidos em cativeiro pelo Hamas foram libertados na segunda-feira (13), após intensas negociações e retornaram ao território israelense
* Em contrapartida, Israel concordou com a libertação de mais de 2 mil prisioneiros palestinos
* Do total de 48 reféns israelenses em poder do Hamas (20 vivos e 28 mortos), nove corpos já foram devolvidos às autoridades israelenses
Os últimos corpos entregues pelo Hamas foram identificados como:
* Inbar Hayman, 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, 39 anos, entregues na quarta-feira
* Uriel Baruch, 35 anos, Sargento Tamir Nimrodi, 18 anos, e Eitan Levi, 53 anos, entregues na terça-feira (14)
* Daniel Peretz, 22 anos, Yossi Sharabi, 53 anos, Guy Iluz, 26 anos, e Bipin Joshi, 24 anos, entregues na segunda-feira (13)
O Hamas declarou que “cumpriu o acordo” e entregou todos os prisioneiros vivos e “quaisquer corpos que conseguiu alcançar”. Conforme os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, os corpos dos 24 reféns restantes que permanecem em Gaza devem ser devolvidos pelo grupo palestino. Os reféns foram capturados durante os ataques de 7 de outubro de 2023.